Manchas do óleo que vazou no Golfo do
México chegam à costa do Texas
Mau tempo ainda dificulta operações de limpeza no litoral.
Explosão de plataforma que causou acidente completa 77 dias.
A petroleira BP afundou ainda mais em sua crise nesta terça-feira (6) com a chegada de bolas de piche provenientes do vazamento do Golfo do México nas praias do Texas e com o aumento nos custos de limpeza do litoral.Os primeiros resultados da intervenção de um gigantesco navio taiwanês que chegou sábado na região para limpar o óleo derramado foram decepcionantes. Com o mau tempo, seguem difíceis as operações de regaste depois de 77 dias da explosão da plataforma Deewater Horizon no Golfo do México.
As águas agitadas e as tempestades de raios ameaçavam a realização de tentativas com o navio "Una Ballena": os resultados não foram "conclusivos por causa do mar agitado", lamentou Bob Graham, porta-voz da empresa taiwanesa proprietária da embarcação, TMT Shipping.
Enquanto isso, bolas de piche encontradas na espuma de Galveston (Texas) foram analisadas. O resultado comprovou que o material procedia do derrame de petróleo da BP, mas o que ainda não foi confirmado é se o derivado partiu do lugar do vazamento há centenas de quilômetros ou se escapou de um dos barcos que participam das operações de recuperação do combustível fóssil no golfo.
Na segunda-feira, a BP informou ter gastado mais de US$ 3 bilhões em operações de limpeza.
O governo britânico anunciou nesta terça-feira que estava preparando um plano de contingência para uma eventual falência da petroleira britânica por causa dos enormes custos da pior catástrofe ambiental da história dos Estados Unidos, segundo o "Times" desta terça.
Fonte:Site da Globo. www.g1.com.br/economia-e-negocios
Fonte:Site da Globo. www.g1.com.br/economia-e-negocios
Mancha de óleo é o fim!
ResponderExcluirNão sou nenhum ambientalista, e acho que o progresso é sim necessário, e o petróleo, é sim fundamental para o mundo atual, entretanto, acidentes como esses (que são "acidentes" e não propositais), devem servir de alerta para que as empresas, de uma forma geral, que exploram a natureza, fiquem atentos, para os danos que podem causar. É preciso responsabilidade e cuidado com o nosso planeta, e até mesmo com o que se conseguiu de benefício através dele, e talvez a empresa, beirando a falência por conta dos gastos com esse terrível acidente, esteja pagando o alto preço da cobiça. Perderam todos no final... A natureza, a empresa, enfim, todos...
ResponderExcluirAbração
http://estacaoprimeiradosamba.blogspot.com/
mais uma vez fica provado q o sistema de segurança utilizado por essas petrolíferas ñ é eficiente. poucos acidentes acontecem, mas quando acontecem, causam danos muitas vezes irreparáveis.
ResponderExcluir